quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Confira minha coluna da semana do Jornal Líder do Vale


Eleições 2012

            Aproxima-se a data cabal das eleições municipais em Sapucaia do Sul, andando pelas ruas, percebo que grande parte do povo ainda não decidiu seu voto. E isso é bom.
            É bom porque possibilita mais tempo para reflexão, para ouvir as propostas de mais candidatos. Acredito que o povo de Sapucaia do Sul desenvolveu uma consciência crítica que o possibilita votar melhor. Isso se deve as redes sociais, aos meios de comunicação como as emissoras de rádios comunitárias locais, os jornais que possuímos em Sapucaia, ou os que, não sendo da cidade, circulam aqui com notícias que contribuem para a tomada de decisão.
            É possível afirmar é que o povo de Sapucaia do Sul está mais crítico, e, nos últimos tempos, aprendeu a falar de suas alegrias ou suas insatisfações de forma educada e construtiva. O povo de Sapucaia do Sul aprendeu também, há muito tempo, que mentiras e malandragens rapidamente chegam a domínio público, pelos mesmos mecanismos acima citados ou pelos comentários
Reflexão e raciocínio para o voto.

            Em verdade, a reflexão deve imperar para a decisão final do voto, também deve ser decisivo o raciocínio lógico. Assim é importante refletir sobre o que cada pessoa quer de seu representante, mas acima de tudo, refletir sobre que tipo de representante poderá dar-lhe, na forma legal, o que o eleitor quer.
            Sobre o raciocínio lógico é imperioso pensar sobre as reais possibilidades de se cumprir o que os candidatos estão se propondo, evidentemente, usar a lógica nos livra das ofertas impossíveis e absurdas.
                     
            Quanto vale um voto?

            Essa é uma pergunta boa de fazer: quanto vale um voto realmente? Se pensarmos que todos os salários pagos, do servidor público de carreira ao vereador, prefeito e vice, passam por lei municipal, que os gastos com obras, criação de cargos, criação de secretarias, planos de carreira, também passam pelos vereadores e pela sanção ou promulgação do prefeito, podemos imaginar quanto vale uma de voto.
            Eu me arrisco a dizer que, se considerado os quatro anos de mandato, um voto tem o peso de aproximadamente R$ 10.000,00.



Nenhum comentário: