quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicas iniciais para quem quer ser um Policial




          Um grande número de jovens nos procuram a fim de saber quando a Polícia Militar do Rio Grande do Sul publicará edital para abertura de novas vagas para a carreira de Militar Estadual.
           Este grande interesse da sociedade em buscar trabalho junto às Polícias Militares nos deixa feliz e mais uma vez orgulhoso de fazermos parte desta corporação. Percebemos, com isso, que a sociedade está mudando e contrariando a tendência de outras gerações que enxergavam no policial um inimigo repressor ou uma figura bruta e arbitrária. Esta aproximação tem relação direta com a transformação do conceito de polícia que se deve em muito ao novo papel da policia em relação ao cidadão frente a um Estado Democrático de Direito; aos novos cursos de formação de policia;  ao perfil do novo policial; e a legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal Brasileira, 5º e 144.
           De outro lado, nos preoculpamos com os interesses destes mesmos jovens em procurar trabalho junto a Polícia Militar. Assim, neste novo conceito de polícia, não estariam buscando simplesmente pelo emprego estável? Ou pelo poder de polícia que a farda e a investidura policial, conseqüentemente trás consigo? Ou ainda, impelidos pela falta de oportunidade não estariam vendo na Policia Militar uma forma de colocação, mesmo que provisória?
           Para superar estes pontos deve, o cidadão, antes de buscar emprego público como Policial Militar, atentar para as dificuldades inerentes a função, quais sejam: faça chuva ou sol o policial militar deve estar atento aos acontecimentos a sua volta, superando com isso as dificuldades climáticas, mais que isso, o confronto com delinqüentes de todos os tipos é sempre iminente, podendo resultar lesões corporais, invalidez permanentes, ou até mesmo a morte em combate.
          Ainda, ter em mente que a polícia militar é uma instituição militar, por tanto seus integrantes estarão sujeitos à hierarquia e disciplina, reguladas por legislação própria. Unido a isso, o baixo salário.
          Com o descrito acima, fica claro que para ser um Policial Militar, o cidadão precisa antes, trazer junto a si a vocação para tal.
          Percebe-se facilmente a vocação pois o militar deve demonstrar espírito de renúncia, empatia com o público, desejo latente de prestar serviço nas fileiras da Polícia Militar, desejo de representar a corporação, mesmo sabendo dos baixos ganhos e de saber que ninguém enriquece sendo um policial, educação, busca constante pela qualificação, dentre outros aspectos.
           Estes, com certeza, serão policiais dispostos para o serviço, capazes de suportar frustrações sem com isso prejudicar seu trabalho ou repassar para o cidadão seus problemas particulares de forma violenta.       
           Uma cautelosa reflexão por parte dos jovens que almejam uma vaga na corporação se faz necessário. Pois caso não seja ele vocacionado, com certeza terá problemas graves quase irremediáveis, que podem iniciar com mero desinteresse pelo serviço, com desleixo e com conseqüentes despreparo e desatenção.                                                                                         
          Ainda, evoluindo para indisciplina em relação a seus superiores e desrespeitos para com seus pares, por fim, terminado com ações violentas, desnecessárias, em corrupção policial e outras arbitrariedades.
          Se você quer ser um policial, tenha em mente estes aspectos e lembre-se, ninguém vai lhe buscar em casa, você optou por ser um agentes de segurança pública, deve estar ciente das dificuldades e barreiras impostas pela profissões em questão. E saber, acima de tudo, que o policial deve ser um exemplo de moralidade, dignidade, honestidade e que deve  portar-se sempre, sendo o que a sociedade espera: um defensor de seus direitos, seja ele um criminosos ou não, agindo sempre de forma técnica e qualificada.
        

3 comentários:

Unknown disse...

Legal o texto.

Com ele eu pude refletir mais sobre a carreia, e desidir que quero mesmo seguir a carreira militar. Vlw

DIEGÃO disse...

Sargento Ferrari, meus parabéns por esta matéria, por estas dicas e pelo teu Blog. Desejo muito e quero Ingressar na Polícia, pois tenho estas características e perfil que o Senhor descreveu em seu Blog.
Estou estudando e me exercitando muito para alcançar este objetivo. Quero ajudar a população, os senhores e a justiça para combater a criminalidade e o consumo de Drogas que existem muito na nossa cidade Sapucaia do Sul. Se eu for escolhido, podes ter certeza, que terão um ótimo colega companheiro que farás justiça de forma honesta, íntegra e de personalidade forte.
Obrigado por me dar este espaço em seu blog.
Atenciosamente,
DIEGO BIAZUS
(UNIVERSITÁRIO)

tonny disse...

se todos que seguem a carreira militar pensassem como o senhor teriamos um país melhor.profissionais como o senhor me orgulham e me dão mais insentivo pra ingressar na carreira militar!!!