quinta-feira, 31 de março de 2011

Resultado do policiamento escolar no mês de março.


No dia de hoje, dia 31 de abril de 2011, o pelotão de motos do 33º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo na comunidade escolar de Sapucaia do Sul faz reunião para apreciar os resultados do mês de março e divulga dados das ações na esfera escolar.
No total, 16 pessoas foram presas próximas as escolas da cidade de Sapucaia do Sul, cinco delas em flagrante delito, destes, 07 foram presos por posse de entorpecentes, mas também verificamos presos por direção perigosa, porte de faca. Duas armas de fogos foram apreendidas, um homem dirigindo embriagado, um traficante de drogas, outro homem preso por furto de veículo e por roubo de bicicleta. Também foram apreendidas 10 gramas de cocaína.
No total foram confeccionadas 101 autuações por infrações de trânsito, visando à educação dos motoristas e a segurança dos alunos e professores.
Também foram atendidas 25 ocorrências envolvendo o trânsito próximo as escolas de Sapucaia do Sul.
      Para alcançar o resultado apresentado foi intensificado o policiamento nas escolas, cujas estatísticas apontavam alto risco.
      Para tanto fora feita a Identificação e orientação dos envolvidos visando sua mudança de atitude e demonstrando aos alunos que trazer armas para escola é crime e que a polícia tem como identificar os alunos que insistem em manter essas atitudes.
Aliado a este trabalho de abordagem e prisão, intensificamos a comunicação com as diretoras das escolas a fim de coletar com maior celeridade as informações que apontam fatores geradores de criminalidade, assim, em um primeiro momento prendendo e em um segundo momento mantendo o local sob vigilância e controle.
O comandante do Pelotão de Motos do 33º BPM sargento Geverson Ferrari comenta os resultados: “é claro que temos a consciência de que estes números elevados de prisões apontam que a prevenção até agora está falhando. Dessa forma faz-se necessário uma retomada do espaço para que possamos em um segundo momento, espalhar para a comunidade escolar a cultura da paz. Nosso pelotão de motos busca a paz na comunidade escolar penso que proporcionar um ambiente escolar seguro também é trazer paz para pais, alunos e professores de Sapucaia do Sul”.
O comandante do 33º BPM major Ronie Coimbra lembra: “atuamos na área do 33º BPM em duas frentes, uma com prevenção propriamente dita, com as aulas do PROERD Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência e através do ciclo de palestras nas escolas, e outro com o pelotão de motos que tem também como objetivo  atuar na prevenção, mas é certo que em um primeiro momento deverá conquistar os espaços que ocupa o crime ao derredor das escolas, mesmo que isso signifique privações de liberdades. Só assim, atingiremos resultados satisfatórios.” 
O PROERD em Sapucaia do Sul está ensinando cerca de 1200 pessoas a dizerem não às drogas e tem o objetivo de que até o final de 2011 mais 1200 crianças sejam formadas no programa. O Quartel tri-legal também cumpre esse papel e traz à Brigada Militar cerca de 1300 crianças ao ano. O ciclo de palestras leva amor às escolas e ensina as crianças sobre a nocividade de cercas condutas, tais como o boliwng.
Na próxima quarta-feira às 14h estes resultados serão apresentados na escola Estadual Guianuba, por ocasião da segunda reunião do Conselho de Segurança Escolar de Sapucaia do Sul.

Texto do comandante do 33º BPM sobre a questão dos Ciclo-Elétricos

QUAL O DIREITO QUE DEVE PREVALECER?
O DE ALGUNS OU O DA COLETIVIDADE?

Recentemente recebi medida liminar da justiça, Foro de Sapucaia do Sul, determinando que a Brigada Militar de Sapucaia do Sul não intervenha quando flagrar determinadas pessoas conduzindo as denominadas motocicletas elétricas sem a Autorização para Conduzir Ciclos (ACC) ou na falta desta, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria  “A”, - esta habilita as pessoas a conduzirem motocicletas – como determina a Lei de Trânsito Brasileira.
De forma alguma cogito em insurgir-me perante uma determinação judicial, até mesmo porque minha condição de policial me insta a cumprir meu dever de observar as regras de cidadania e de respeito ao Estado de Direito que regra esta Nação, porém, isto não impede que eu opine sobre o assunto e faça desta opinião parte das informações a serem remetidas ao Poder Judiciário, como segue:
O DETRAN/RS em processo similar já se manifestou e enviou o Comunicado 12/09 aos CFCs, regulamentando o processo de obtenção da habilitação “ACC” desde 04 de dezembro de 2010, o que acarretou que naquele feito a liminar que impedia a atuação da polícia ostensiva fosse sustada.
 Mas de outra análise eu concluo que caso se permita a condução de tais veículos automotores por pessoas, sem a devida habilitação, acarretar-se-á sérios riscos à segurança de terceiros e dos próprios condutores destes ciclomotores, eis que não terão a obrigação de conhecer as regras de circulação, a sinalização de trânsito, procedimentos de direção defensiva e de primeiros socorros, dentre outros assuntos inseridos no processo de habilitação de condutores do DETRAN, que se diga é imprescindível para que a pessoa conduza qualquer veículo automotor em via pública.
Penso que neste caso se estaria privilegiando o direito de poucos em detrimento ao direito coletivo, com sérios riscos à segurança do trânsito no município de Sapucaia do Sul, pois pessoas sem a mínima condição de conduzirem veículos estariam nas vias públicas – porque assim entendeu a justiça –  colocando-se em risco e, pior, colocando outras pessoas em risco também, pois a qualquer momento condutores  poderiam se deparar com um condutor de bicicleta elétrica realizando uma conversão proibida, trafegando na contra-mão, desrespeitando a sinalização e, pasmem, este poderá alegar que não sabia que era errado eis que não lhe será exigida nenhuma habilitação ou treinamento para conduzir a dita motocicleta elétrica.
Queremos ou não um trânsito melhor PARA TODOS?
PENSEMOS ENTÃO.
Até a semana que vem.
Major Ronie Coimbra – Cmt do 33º BPM


terça-feira, 29 de março de 2011

Reflexões sobre a PAZ


      A Paz se cria, se constrói, na e pela superação das realidades sociais perversas. A paz se cria, se costrói, na construção incessante da justiça social. Por isso, não creio em nenhum esforço chamado de educação para a paz, que em lugar de desvelar o mundo das injustiça, o toma opaco e tenta miopisar suas vítimas - reflexões de Paulo Freire quando recebeu o premiação da Unesco em 1986.

sábado, 26 de março de 2011

Policial Militar evita roubo em Sapucaia do Sul



Hoje, dia 26 de Março de 2011 aproximadamente as 07h10 no Bairro Vargas, Rua Igrejinha ocorreu uma tentativa de roubo de veículo com troca de tiros e morte de um assaltante.
 No local dois homens os quais posteriormente foram identificados como sendo André Fabiano de Souza Puginski de 30 e  Emerson Homem Alves Ayres de 28 anos tentaram roubar um Vectra Cinza.
Um Policial Militar que passava pelo local avistou o assalto e tentou intervir na ação criminosa. Os assaltantes atiraram em direção ao policial, que revidou.
Disparos atingiram o veículo do policial quebrando o vidro traseiro e outro a lataria, dois disparos efetuados pelo policial atingiram Emerson Ayres, este no hospital, entrou em óbito.
 O segundo assaltante André, fugiu do local sendo abordado pelas guarnições uma quadra a frente em posse da carteira da vitima.
Enquanto o assaltante retirava a vitima do veículo ele efetuou um disparo atingindo-a no abdômen.
         Emerson Ayres estava portando um revolver calibre 38 número 451961. Ele ainda foi socorrido ao Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia pelas guarnições, porém não resistiu aos ferimentos, ele já possuía ocorrências criminais por roubo a transporte coletivo, entorpecente-posse, furto qualificado, furto de veículo, porte ilegal de arma de fogo, roubo a posto de gasolina, recaptura de presos, roubo a motorista de taxi e prisão cumprimento de mandado.
         Andre Fabiano que foi preso já possui antecedentes criminais por direção perigosa de veículo e roubo à pedestre.
         A vítima encontra-se neste momento no bloco cirúrgico em situação regular.
        O preso foi encaminhado ao DPPA de Canoas e apresentado em flagrante delito.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Miséria e a Corrupção


 
Ela é sorrateira, age de forma silenciosa, desperta dúvidas e suspeitas sobre a sua existência. Por isso, sua comprovação requer habilidades especiais, mas acima de tudo, coragem, pois não é fácil enfrentar seus adeptos. Escreveremos sobre a corrupção, essa ação humana que destrói violenta e mata.                                                              
Os países pobres são os que mais sofrem com a corrupção, pois estão mais debilitados pela situação econômica e são os que têm índices maiores desse tipo de crime.                                                                                                     
A Falta de dinheiro
Além de ser crime, a corrupção produz pobreza, pois retira dos miseráveis o dinheiro que para eles seria destinado. 
E as conseqüências são sensíveis, uma grande fatia dos problemas relacionados à saúde, educação, fome, miséria e desemprego, são por conta da corrupção.
Mas o que leva um político ou um funcionário público a se corromper? Respondo, a ganância o egoísmo e a falta de caráter, pois em nome do luxo próprio, provocam tristeza e morte a muitas pessoas, na maioria crianças e idosos.                
                                                                                                         
A Impunidade
E as denúncias aumentam mais a cada dia, também assistimos nos noticiários informações sobre prisões de pessoas envolvidas em crimes de corrupção, os envolvidos vão desde policiais, membros dos poderes judiciário e executivo e legislativo brasileiros, em todos os níveis.
  Outra luta da nossa sociedade deve ser contra a impunidade, pois poucos, muito poucos desses presos de colarinho branco ficarão efetivamente presos, pois a lei em nosso país e muito benevolente, o dinheiro ganho com a corrupção deve estar bem guardado, as penas dificilmente serão cumpridas em sua integralidade e os corruptos logo estarão soltos e desfrutarão do dinheiro de que se locupletaram.                                                                       
Essa foi a nossa contribuição de hoje, até a próxima.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Brigada Militar em contato com a comunidade

No último sábado, na Escola Municipal Justino Camboim o 33º BPM conversou com professores, pais e alunos sobre as ações da Brigada Militar junto às escolas através do Conselho de Segurança Escolar.
O 1º Sargento Geverson Aparício Ferrari, comandante do Pelotão de Motos, falou aos presentes sobre o funcionamento do Conselho de Segurança Escolar, bem como a aplicação do Pelotão de Motos cuja missão principal é a prevenção de crimes na área escolar.
O sargento também lembrou sobre o projeto chamado “Polícia Cidadã”, salientando que Brigada Militar de Sapucaia do Sul tem interesse e está a disposição para interagir com a comunidade escolar e demais comunidades em todos os seus seguimentos.
O evento contou com a assistência de cerca de 100 pessoas.

No último sábado, na Escola Municipal Justino Camboim o 33º BPM conversou com professores, pais e alunos sobre as ações da Brigada Militar junto às escolas através do Conselho de Segurança Escolar.
O 1º Sargento Geverson Aparício Ferrari, comandante do Pelotão de Motos, falou aos presentes sobre o funcionamento do Conselho de Segurança Escolar, bem como a aplicação do Pelotão de Motos cuja missão principal é a prevenção de crimes na área escolar.
O sargento também lembrou sobre o projeto chamado “Polícia Cidadã”, salientando que Brigada Militar de Sapucaia do Sul tem interesse e está a disposição para interagir com a comunidade escolar e demais comunidades em todos os seus seguimentos.
O evento contou com a assistência de cerca de 100 pessoas.

domingo, 20 de março de 2011

Resposta aos comentários sobre ciclo-elétrico

     Acho importante que nosso espaço na rede esteja sendo usado para que as pessoas possam expor suas angústias e desejos. E com relação ao tema proposto ja temos, como se vê, um forum de debate, uns com críticas mas despropositadas, outras com conteúdo.
     Sobre isso gostaria de salientar que a LIMINAR que ensejou a fim da cobrança do REGISTRO foi criada a partir de minha colaboração, visto estar preocupado com a problemática em Sapucaia do Sul e verificando a necessidade de orientar a população sobre como exigir a abstenção do Estado, visto a omissão em registrar o veiculo.
     Em segundo momento, policial, seja militar ou civil, tem direito de se expressar via rede mundial, seja blog ou outra qualquer. Neste sentido, exigir que um policial trabalhe 24 h por dia é tão ilegal, violento e contrasensual como qualquer ato ação ilagal contra qualquer pessoa. Acreditar que um policial não possa ter espaço e dele fazer uso para difundir suas ideias é discriminar o SER que ocupa o cargo público.
     Com relação aos comentários que eu deveria prender criminosos, informo a todos quanto quiserem que também nos meus 12 anos de atuação ja prendi muitos, caso queiram posso enviar minhas ficha de elogio e louvores.
     Voltanto ao caso dos ciclo elétreticos, a culpa da ação do Estado contra aqueles que fazem uso dos ciclo elétrico é em função da LEI e não da minha vontade. Ademais, exigir que estes veículos possuam equipamentos de proteção e pessoa devidamente habilitade é uma forma de proteger as pessoas e sua integridade física. Destarte, fica evidente, que a missão principal da Polícia não seja PRENDER criminosos, mas sim PROTEGER a vida de todos, mesmo que este seja um criminoso, ou alguém que impensadamente lança críticas contra alguém que não conhece direito. Abraços a todos meus leitores e continuem usando esta ferramenta. E podem desabafar a vontade!