quinta-feira, 31 de março de 2011

Resultado do policiamento escolar no mês de março.


No dia de hoje, dia 31 de abril de 2011, o pelotão de motos do 33º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo na comunidade escolar de Sapucaia do Sul faz reunião para apreciar os resultados do mês de março e divulga dados das ações na esfera escolar.
No total, 16 pessoas foram presas próximas as escolas da cidade de Sapucaia do Sul, cinco delas em flagrante delito, destes, 07 foram presos por posse de entorpecentes, mas também verificamos presos por direção perigosa, porte de faca. Duas armas de fogos foram apreendidas, um homem dirigindo embriagado, um traficante de drogas, outro homem preso por furto de veículo e por roubo de bicicleta. Também foram apreendidas 10 gramas de cocaína.
No total foram confeccionadas 101 autuações por infrações de trânsito, visando à educação dos motoristas e a segurança dos alunos e professores.
Também foram atendidas 25 ocorrências envolvendo o trânsito próximo as escolas de Sapucaia do Sul.
      Para alcançar o resultado apresentado foi intensificado o policiamento nas escolas, cujas estatísticas apontavam alto risco.
      Para tanto fora feita a Identificação e orientação dos envolvidos visando sua mudança de atitude e demonstrando aos alunos que trazer armas para escola é crime e que a polícia tem como identificar os alunos que insistem em manter essas atitudes.
Aliado a este trabalho de abordagem e prisão, intensificamos a comunicação com as diretoras das escolas a fim de coletar com maior celeridade as informações que apontam fatores geradores de criminalidade, assim, em um primeiro momento prendendo e em um segundo momento mantendo o local sob vigilância e controle.
O comandante do Pelotão de Motos do 33º BPM sargento Geverson Ferrari comenta os resultados: “é claro que temos a consciência de que estes números elevados de prisões apontam que a prevenção até agora está falhando. Dessa forma faz-se necessário uma retomada do espaço para que possamos em um segundo momento, espalhar para a comunidade escolar a cultura da paz. Nosso pelotão de motos busca a paz na comunidade escolar penso que proporcionar um ambiente escolar seguro também é trazer paz para pais, alunos e professores de Sapucaia do Sul”.
O comandante do 33º BPM major Ronie Coimbra lembra: “atuamos na área do 33º BPM em duas frentes, uma com prevenção propriamente dita, com as aulas do PROERD Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência e através do ciclo de palestras nas escolas, e outro com o pelotão de motos que tem também como objetivo  atuar na prevenção, mas é certo que em um primeiro momento deverá conquistar os espaços que ocupa o crime ao derredor das escolas, mesmo que isso signifique privações de liberdades. Só assim, atingiremos resultados satisfatórios.” 
O PROERD em Sapucaia do Sul está ensinando cerca de 1200 pessoas a dizerem não às drogas e tem o objetivo de que até o final de 2011 mais 1200 crianças sejam formadas no programa. O Quartel tri-legal também cumpre esse papel e traz à Brigada Militar cerca de 1300 crianças ao ano. O ciclo de palestras leva amor às escolas e ensina as crianças sobre a nocividade de cercas condutas, tais como o boliwng.
Na próxima quarta-feira às 14h estes resultados serão apresentados na escola Estadual Guianuba, por ocasião da segunda reunião do Conselho de Segurança Escolar de Sapucaia do Sul.

Nenhum comentário: