quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sapucaia do Sul apresenta redução do índice de homicídios pelo terceiro ano consecutivo.





        O comando da Brigada Militar de Sapucaia do Sul apresentou na tarde de hoje, (09/01) estudo dos últimos quatro anos referentes aos índices de homicídios na cidade.
            O estudo inicia no ano de 2009, quando a cidade de Sapucaia do Sul contabilizou 51 mortes violentas. Depois, em 2010 verificou-se que o total de morte reduziu para o total de 44, uma redução de 16% em relação ao ano anterior.
            No ano de 2011, a redução foi ainda mais significativa, fechando o período com 34 crimes de homicídios registrados na cidade, assim uma redução de aproximadamente 24% se comparado a 2011, verificado o ano de 2009 uma redução de 34%.
            Já no ano de 2012 a tendência de queda dos crimes de homicídios apresentou o menor índice dos últimos quatro períodos, com o fechamento em 29 registros de homicídios na cidade de Sapucaia do Sul, isso significa que ocorreu uma redução em de aproximadamente 44% em relação ao ano de 2009, no qual foi registro 51 crimes.

            Isso representa uma taxa anual de 2,1% homicídios para cada 10.000 habitante da cidade de Sapucaia do Sul, ou 0,17% ao mês para cada 10.000 habitantes.
            O comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul major Ronie Coimbra assim refere sobre a redução:
            “Os números apresentados mostram um positivo diferencial de nossa realidade, pois se compararmos a realidade de outros municípios, especialmente aqueles em iguais condições da região metropolitana, percebemos que, apesar de infelizmente ainda ocorrem mortes, mostramos redução, e estamos buscando de várias formas e com todas as forças sua continuidade. Importante frisar que os números positivos não ocorreram por méritos exclusivo do trabalho dedicado da Brigada Militar, também observamos um trabalho forte e comprometido de nossa co-irmã Polícia Civil, liderados pelos delegados Eduardo Moraes e Thiago Lacerda.
            Outro fator que merece nossa atenção, bem como atenção de todos os demais organismos que atuam com a Segurança Pública está calcado em nossa crença nos frutos dos projetos sociais e na aproximação de todos os policiais com a comunidade, assim agimos na raiz do problema, seja no trabalho preventivo com crianças e adolescentes, seja com encontros com Conselhos de Segurança em Sapucaia do Sul.  Finaliza o comandante: Aqui o tema Segurança Pública é debatido com todos!
            A Brigada Militar de Sapucaia do Sul contra com o Conselho de Segurança Escolar que congrega, há três anos, a rede escolar com reuniões mensais, também já formou 22.000 crianças desde 2001 no programa de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD), além deste, toda a semana aproximadamente 50 crianças visitam o quartel do 33º BPM a fim de conhecer os policiais e a realidade interna da Brigada Militar.
            As palestras em escolas e empresas através do “Projeto Aprenda pela Dor ou pelo Amor a escolha é sua”, já levou  a Brigada Militar a contatar mais de 2000 jovens nos últimos dois anos.

            Além destes, a Brigada Militar conta, desde 2010, com um informativo semanal que leva a comunidade informações sobre as ações repressivas e preventivas realizadas pela Brigada Militar. Também possui, há sete anos, um programa de rádio comunitário através do qual os ouvintes interagem com os militares ao vivo, fazendo reclamações, elogios e pedidos de policiamento.
            Outro ferramenta importante da qual o 33º BPM lança mão são os contatos pelas redes sociais, através delas a comunidade pode contatar diretamente com o comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, interagido, pedindo policiamento, denunciado abusos de autoridade, solicitando providências e denunciado criminosos  e locais de crime através do blog www.roniecoimbra.blogspot.com.br.

            Também, empregamos ações repressivas com uso de Agentes de Inteligência, policiais da Companhia de Policiamento Ostensivo, Pelotão de Operações Especiais e Pelotão de Motociclistas, através de barreiras em vias públicas, abordagens em locais suspeitos e patrulhamentos estratégicos racionais empregados através de acompanhamento diário de locais de ocorrência de fatos delituosos.
            Além de homicídios outros dez crimes apresentaram diminuição em 2012, são eles: roubo a transporte coletivo redução de 53%; roubo a pedestre redução de 19%; roubo a estabelecimento comercial redução de 5%; furto de veículos redução de 6%; furto em veículo redução de 5%.

Nenhum comentário: