quarta-feira, 11 de abril de 2012

Confira minha coluna da semana do Jornal Líder do Vale


Os Pedestres
            Na semana passada escrevi aqui na coluna “Na Mira do Tira” sobre as ações imprudentes de muitos condutores de veículos, que não respeitam pedestres e não param nas faixas de segurança.
Para minha surpresa, recebi dezenas de manifestações por e-mail, de condutores reclamando dos pedestres. E, depois de ler todos os e-mails, dei razão a algumas reflexões.
            Muitos moradores de Sapucaia do Sul, que são também condutores de veículos, escreveram-me dizendo que muitos pedestres não utilizam a faixa de segurança, atirando-se em frente aos veículos em qualquer lugar. Em outros e-mails, condutores me informaram que muitos pedestres, ao invés da calçada, utilizam-se da rua para seus passeios, o que dificulta o trânsito e os expõe a riscos de acidentes fatais.
            Sobre as informações acima recebidas, cabem algumas reflexões, primeira: a cidade não tem a cultura de cuidar das calçadas, algumas casas nem calçadas possuem. Segunda: as pessoas não usam a faixa de pedestre porque não são acostumadas, preferem abreviar a travessia ao ter que caminhas até o local indicado. Terceiro: muitos pedestres não percebem a diferença entre atravessar na faixa de segurança ou longe delas, visto que os motoristas não param em nenhuma situação e, por último: muitos pedestres, em especial os jovens são imprudentes e aventureiros e preferem arriscarem-se.
            As crianças em risco  
            A preocupação deste colunista em tocar no problema das faixas de segurança está relacionada ao grande número de atropelamentos e, segundo informações do programa criança segura, a principal causa de morte de crianças entre cinco e dez anos são os atropelamentos, isto porque, estas crianças iniciam nesta idade seus deslocamentos até o local de ensino -  a escola -  e o fazem, em geral, caminhando pelas vias públicas.
            Além disso, muitos estudos indicam que crianças que vivem em regiões conflagradas pela vulnerabilidade social estão mais expostas aos riscos de serem atropeladas.
            Fica evidente a responsabilidade dos órgãos públicos e de todos os condutores, bem como dos pais, para com as crianças. Minha preocupação neste alerta é em proteger nossos pedestres dos acidentes de trânsito, especialmente nossos filhos.
            Contribuições pelo e-mail: sargentoferrari@yahoo.com.br
            Fiquem atentos!!

           

Nenhum comentário: