sexta-feira, 15 de julho de 2011

PROERD de Sapucaia do Sul formou 20.000 crianças

No dia de hoje 13 julho 11, ocorreu as formaturas das turmas que receberam instruções do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência). O evento ocorreu no Auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet pela manhã e à tarde.

Aproximadamente de 600 crianças participaram da formatura e receberam o certificado de formação.
As aulas do PROERD são ministradas pelos soldados Elton Volnei Nunes Rossal e Flávio Santos da Silva. O alvo do programa são crianças de 4º série.
O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fora desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Piratini,  em 15 de julho do mesmo ano.                          A Brigada Militar de Sapucaia do Sul, desde 2001, vem desenvolvendo o PROERD nas escolas do município, através de policiais militares treinados e com perfil de docentes, tendo sido atingido até o momento mais de 20.000 (vinte e seis mil) alunos. Obtidas
As metodologias aplicadas além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, são privilegiadas a   aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia a dia, ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.                                                                                             O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola  e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.                                     Trabalhando dentro desta perspectiva, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul, formou ontem mais de 1.200 (mil e duzentos) alunos PROERD, oriundos de 19 escolas das 48 existentes em nosso município, completando neste semestre 100% (cem por cento) das escolas do nosso com a esperança de que se tornem multiplicadores dos objetivos do PROERD.                                                                                    As melhores redações sobre o tema, redigidas pelos alunos, receberam bolsas de estudo oferecidas pela  escola de informática Data Red e Olimpio. Também foram sorteadas entre os alunos duas bicicletas oferecidas pela empresa Millagás-Liquigás.
O comandante do 33º BPM major Ronie Coimbra, em suas palavras lembrou: “ sempre lançaremos mão de todos nossos recursos para a realização do PROERD, este trabalho preventivo além de afastar as crianças das drogas, também reúne em torno da mesma causa, entidades públicas e privadas”.                                              A Banda da Brigada Militar, o Músicos Silvio Costa bem como o coral de crianças Carlos Bina Sogil da cidade de Gravataí fizeram lindas apresentações para as crianças.                                                Neste evento a Brigada Militar homenageou todas as pessoas que foram instrutoras do PROERD nestes dez anos de existência valorizando as ações preventivas.
Prestigiaram o evento:
Srº  Comandante do 33º BPM Major Ronie de Oliveira Coimbra;
Srº Subcomandante do 33º BPM Capitão Célio Vargas de Oliviera
Srº  Prefeito de Sapucaia do Sul Srº Vilmar Ballim
Srº Secretário de Educação de Sapucaia do Sul Srº Adilpio Zandonai;
Srº Coordenador da 27ª Coord. de Educação Ver Edson Portilho 
Srª Márcia Chitolina da Coordenadoria da Mulher    
Srª Vânia Mello representante da Milla Gás;
Srº Daniel Lopes representando escola de Informática Olímpio;
Srº Elder Nunes representando a escola de Informática Data Red.

Nenhum comentário: