quarta-feira, 20 de maio de 2020


Fake News – Não seja mais um idiota.

Já ouvi alguém falar que as redes sociais deram voz aos idiotas, não concordo inteiramente com a afirmação, no entanto, é possível afirmar que deram voz ao incauto e ao mal intencionado, destes só o último é um idiota verdadeiramente.
 Ocorre que, diariamente, seja pelo Whatsapp, pelo Facebook ou outras redes sociais, somos bombardeados por notícias falsas chamadas fake news, o conteúdo é diverso, mas em regra é difamatório e mentiroso, com intenção nebulosa e subjacente.
Talvez você, cidadão de bem, cuja interação na rede social é intensa, na sua pseudo sapiência, está sendo o instrumento da mentira, perpetrando o ódio e a violência em todas as suas formas, verdadeira figuração do mal. Se repassa fake News você é o reprodutor de falsidades, e o faz, em regra, para ter o prazer de compartilhar com seus afetos ou desafetos virtuais que “estava certo”, mesmo estando errado. Infantilidade ou maldade?
Como consequência desta atitude, débil ou maldosa, pessoas já morreram. Sabia que uma mulher foi morta em público depois que uma fake news noticiou que ela era uma feiticeira que matava crianças? Sabia que a vacina também foi alvo de fake news e milhares de pessoas acreditaram?
Importante mesmo é ficar vacinado contra fake news, mas como? É simples: desconfie daquelas matérias que não citam fontes, antes de compartilhar busquem dados nos sites especializados em desmascarar notícias falsas e em seguida denuncie a postagem. Verifique a data da matéria, isto é importante, atualmente circula nas redes sociais uma fake news sobre caixões vazios, se você verificar o link verá que se trata de uma notícia antiga, sem relação com contexto que o autor da notícia falsa pretende inferir.
O mais prudente é que você, antes de compartilhar qualquer matéria em suas redes sociais, deixe um pouco de lado a sua voracidade em comprovar suas teses, sejam elas quais forem, e permita-se refletir sobre as consequências da postagem, verifique em que ele contribui. Se for algo difamatório, não compartilhe, não replique o ódio e a mentira, não cause a tristeza, não destrua reputações, pois você mesmo poderá ser a próxima vítima daquilo que não combateu quando podia.
Exercitando. Não há como você compreender na totalidade este texto se não souber o significado das palavras incauto e subjacente, neste caso recorra ao dicionário. Assim proceda também com matérias que você decide compartilhar, pesquisa a fonte.
 Seja honesto intelectualmente, não mais um idiota.


Geverson Aparício Ferrari
Bacharel em Direito  - UniRitter
Mestre Sociologia - UFRGS
Licenciando em Filosofia - UFPel

Nenhum comentário: