quarta-feira, 25 de julho de 2012

Confira minha coluna da semana no Jornal Líder do Vale

Espere um minuto...
            Quem ainda não ligou para uma destas operadoras de celular e ficou pendurado muito mais do que um minuto? Sem dúvida, todos que possuem esse aparelhinho eletrônico já foram vítimas dessa famigerada situação.  
            E, de fato, é um grande pé no saco, perder tempo exigido algo mais do que certo: o nosso direito de consumidor. Eu cansei!
            A partir de hoje, não engulo mais este tipo de situação, agora será assim: vou exigir o atendimento em menos de um minuto, e vou reclamar mesmo! Não é possível aceitar que perdamos minutos preciosos de nosso dia para alguém nos dizer, depois de repassar a ligação para umas dez outras pessoas, que nosso problema será resolvido, e isso não ocorrer!
            O decreto lei 6.523/08 é bem claro quanto a nossos direitos, cabe a nós exigirmos!
            Ai vai uma das normas mais importantes e menos praticadas por nós: as empresas não poderão mais pedir que seja repetida novamente a nossa necessidade ao telefone para outro atendente, além dessa tem outra: nossas conversas estão gravas e temos direito de pedir cópia delas. Então exija seu direito.
AES sul descaso com um cliente
        Na última terça feira solicitei que fosse mudada a posição do poste de energia elétrica lá de casa, para tanto paguei R$ 140,00 reais.  Pela manhã, retiraram o relógio para efetuar a troca de posição e às 14h50 solicite a religação de urgência, visto que o serviço de troca já estava concluído. Informaram-me que em menos de quatro horas a energia elétrica estaria restabelecida, claro, pagaria mais uma taxa de R$ 29 reais.
            Inocentemente, achei que o sistema funcionasse e esperei que passassem as tais 4 horas prometidas para que a energia fosse restabelecida, o que não correu, A parti daí realizei outras quatro ligações, totalizando cinco contatos, e nada!
            Somente ás 14 horas do outro dia, ou seja, quase 24 horas depois do primeiro protocolo é que a energia foi devolvida a minha casa. Perguntado a equipe que, enfim, ligou os fios da rua ao meu poste, esta informou que estavam na cidade de Canoas e foram despachadas às 13h para atender minha residência.
            Um verdadeiro absurdo obrigar-me a ter que ficar um dia inteiro, uma noite toda, e mais um manhã e parte da tarde, sem energia elétrica por conta da incompetência não sei de quem. Pode ser que a culpa seja dos atendentes que a cada ligação me informaram que em seguida a “luz seria ligada novamente”, ou talvez a culpa seja das equipes que receberam a solicitação dos telefonistas e fizeram pouco caso de minha situação.
            O fato é que chega! Nesta semana mesmo, como consumidor lesado, estarei acionado judicialmente os responsáveis por fazerem eu, minha esposa e meus dois filhos de bobo!
            Por que quando é para interromper o fornecimento as coisas são precisas e rápidas?



terça-feira, 24 de julho de 2012

Ouça trecho do plantão de polícia de 21 de julho de 2012, programa transmitido pela rádio equipe 87.9, apresentado pelo sargento Ferrari e tenente Sidinei, no minuto 5:48 conta a história da apreensão da vaquinha.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Minha Coluna da Semana: Candidatos Nossos de Todos os Anos.

         

          Ano de eleição é um ano atípico, ou típico, como queiram. Na verdade típico seria o termo mais adequado, vez que quando se aproxima esta data nos preparamos para a esperada balbúrdia bianual, nesta época observa-se de tudo, e olha que aparece cada figura!

            Surgem os plagiadores, não tem competência para fazer uma musiqueta e ficam plagiando músicas famosas e inserindo seus nomes; têm os candidatos que compram o eleitor ofertando sacolas econômicas, gasolina, roupas, chaveirinho dentre outras propinas ao avesso - pior mesmo é o eleitor que se vende este é o mais sem vergonha – candidatos brigando por cabo eleitoral; e o mais esquisitos de todos: o candidato que nem quer ser candidato, mero marionete para fechar legenda, esse só recebe o voto dos desavisados ou desatentos.

            Sem falar naquelas figuras que oferecem seu rol de experiências pessoais para decidir o melhor para o povo de Sapucaia do Sul. Alguns possuem uma experiência de vida que mais lhes aproxima de presidiários do que de representantes do povo. Outros tantos, mais parecem animadores de torcida, carisma e gritaria lhes sobram, mas conteúdo realmente anda difícil de localizar.
            E os nomes, por favor! Cada nome que escolhem para concorrer que convenhamos, é rir do povo. Bem, ultimamente quem anda rindo é o povo. É um tal de “fulano do não sei o que”, “cicrano do sei lá”. E os diminutivos então, nossa!

            Em verdade dos 176 candidatos a vereador de Sapucaia do Sul acredito que nem 10% passem pelo meu crivo pessoal. Mas está bom assim, já que 10% é mais do que precisamos, pois são apenas 11 vagas. O que me preocupa é você que lê esta coluna, espero que também faça este filtro para eleger quem realmente pode contribuir para a cidade crescer. De risinhos e tapinha nas costas já estamos cheios!


Silvo Costa alerta!
        O diretor da escola de música Silvo Costa alerta para que os candidatos em Sapucaia do Sul não iniciem suas campanhas de forma errada, evitando plágio, pois usar melodias de outros compositores para se beneficiar é crime!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

PROERD do 33º BPM forma 1200 crianças.



No dia de hoje 12 julho 12, ocorreu as formaturas das turmas que receberam instruções do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência). O evento ocorreu no Auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet pela manhã e à tarde.
Aproximadamente de 1200 crianças participaram da formatura e receberam o certificado de formação.
As aulas do PROERD são ministradas pelos soldados Elton Volnei Nunes Rossal e Flávio Santos da Silva. O alvo do programa são crianças do 5º ano.
O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fora desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Piratini,  em 15 de julho do mesmo ano.            

              A Brigada Militar de Sapucaia do Sul, desde 2001, vem desenvolvendo o PROERD nas escolas do município, através de policiais militares treinados e com perfil de docentes, tendo sido atingido até o momento mais de 21.000 (vinte e seis mil) alunos. Obtidas
As metodologias aplicadas além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, são privilegiadas a   aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia a dia, ainda são trabalhos valores como: limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.                                                             


                                O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola  e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.                



                     As melhores redações sobre o tema, redigidas pelos alunos, receberam bolsas de estudo oferecidas pela  escola de informática Data Red e Olimpio. Também foram sorteadas entre os alunos duas bicicletas oferecidas pela empresa Millagás-Liquigás.
Nos eventos deste dia especial homenagem foi feia ao sargento Elton instrutor do  PROERD de Sapucaia do Sul que no mês de agosto deverá se aposentar depois de 30 anos de dedicação há Brigada Militar e há cinco anos na função de instrutor do programa educacional da Brigada Militar.
O comandante do 33º BPM major Ronie Coimbra, em suas palavras lembrou:
“sempre lançaremos mão de todos nossos recursos para a realização do PROERD, este trabalho preventivo além de afastar as crianças das drogas, também reúne em torno da mesma causa, entidades públicas e privadas”.    
A escola de Música Silvio Costa esteve presente com a banda Séfor e a dupla de cantores Willian e Taiene, bem como o coral de crianças Carlos Bina Sogil da cidade de Gravataí que fizeram lindas apresentações.                            
         Prestigiaram o evento:
Srº  Comandante do 33º BPM Major Ronie de Oliveira Coimbra;
Srº Subcomandante do 33º BPM Capitão Rafael Luft;
Srª Chefe do Estado Maior da Brigada Militar de Sapucaia do Sul capitã Deise Kologeski;
A Srª Secretária de Educação de Sapucaia do Sul Marisa Kutter;
Srª Vânia Mello representante da Milla Gás;
Srº Daniel Lopes representando escola de Informática Olímpio;
Srº Elder Nunes representando a escola de Informática Data
Red.
Sargento Manoel de Souza representando a secretaria de segurança de Sapucaia do Sul.
Senhor Cleber Oliveira e Irone Cunha do conselho Tutelar.
Demais militares, pais e professores das escolas.