quarta-feira, 4 de abril de 2012

Confira minha coluna da semana no Jornal Líder do Vale



Faixas de Pedestres
            Verdadeiro risco é trafegar pelas ruas de Sapucaia do Sul, percebo que uma parcela considerável dos motoristas que utilizam as vias públicas da cidade não respeita as faixas de pedestres, e expõem a risco a vida de transeuntes.
            A Brigada Militar tem confeccionados autos de infrações de trânsito para este tipo de conduta ilegal, porém é cada vez mais comum este tipo de transgressão das regras de trânsito.
            Um dos argumentos mais comuns utilizados por condutores flagrados é de que as faixas de pedestres ou faixas de segurança estariam com a pintura fraca o que prejudica a visualização.
O artigo 70 do código de trânsito brasileiro, positiva que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas.
.           A lei também esclarece que nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
        Para finalizar, o artigo 71 afirmar que o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização. Só para reforçar, a lei prescreve em seu preceito normativo a palavra obrigatoriamente, evidentemente ante ao risco de vida para os pedestres.
            Parece-me, que nem motoristas e nem o órgão responsável pela manutenção das faixas de segurança, estão fazendo a sua parte de forma satisfatória.
            Já contribui aqui, com a sugestão de posicionar as faixas de segurança distante cerca de sete metros das esquinas e com redutores de velocidades antes daquelas, porém parece que minha sugestão não encontrou eco.
            E os atropelamentos e os acidentes vão multiplicando-se, e os autos de infração de trânsito também.
Consideração
            Para o dicionário Aurélio a palavra consideração remete a idéia de respeito, importância e apreço para com outras pessoas, em geral estão relacionadas aquelas pessoas de nosso convívio direto, aquelas das quais precisamos e daqueles que por ventura precisarão de nossa contribuição.
            Infelizmente, para tristeza desde colunista, percebo que a memória de muitas pessoas de meu convívio pessoal é volátil, que pelo dicionário Aurélio significa voador ou que pode ser reduzido a gás, ou seja, desaparece com o tempo.

            Conclusão: quando observo a falta de consideração para comigo ou para com qualquer pessoa do meu convívio pessoal, fica evidente que nada mais somos do que objetos subservientes à disposição da vaidade alheia.
            Resumindo-se em desconsideração que para o dicionário Aurélio significa ofensa e ultraje.


Um comentário:

KRYS RAMOS disse...

SIM CONCORDO Q AS PESSOAS NÃO TEM PACIÊNCIA N TRANSITO MAS DEVERIA TER LEI TB P PEDESTRE Q PARA P CONVERSAR ENCIMA DA FAIXA COMO UMAS CUMADRES ATRAVANCANDO TRÂNSITO E P AAQUELAS PESSOAS Q SE CHOGAM NA FRENTE DOS CARROS FORA DA FAIXA DA SEGURANÇA ...PQ SAPUCAIA TEM UM GRANDE DEFEITO NINGUÈM CONHECE PISCAAAAAAAAAAAAAAAA,
PLACA DE PAREEEEEEE ...