quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Confiram minha coluna da semana do Jornal Líder do Vale


O Celular e o Crime
Vivemos a era tecnológica, as informações viajam na velocidade do pensamento através da Internet. A comunicação ficou rápida, pode se falar de qualquer lugar do mundo em tempo real, o celular é um símbolo perfeito da evolução nas comunicações.
Porém, esse aparelho que fica cada vez menor e com mais aplicativos esta sendo usado por criminosos para a pratica de crimes.

            Como a tecnologia, os golpes também evoluíram. Hoje, existem os crimes via Internet, em que criminosos invadem as contas correntes dos bancos e transferem o dinheiro de correntistas, após ter acesso as senhas, sempre com o uso do computador ou até de um celular tipo andróide.

           
O Celular e a Extorsão
O crime de extorsão com o uso do celular não mexe com a ganância das pessoas, mexe com a afetividade, pois com informações privilegiadas sobre familiares, mentem que estão com os filhos, esposas, irmãos seqüestrados e exigem resgate para que não façam mal a estes entes queridos.

            Muitas pessoas nos procuraram neste ano, vítimas destes criminosos, poucas delas pagaram o que era exigido, pois conseguiram contato com as pessoas que estariam supostamente seqüestradas e verificaram que era uma mentira, porém algumas pagaram a quantia exigida.

            Para não ser uma vítima destes golpistas, atente para os seguintes requisitos: nunca disponibilize dados pessoais, avise os empregados para que não informem nenhum dado a desconhecidos, como placa de carro, nome do  proprietário, nome de filhos e parentes próximos, onde trabalha, onde vai ou foi. Estas quadrilhas obtêm a informação, na maioria das vezes, de dentro das próprias casas, fornecidas inocentemente por pessoas que tem acesso a elas.

O Celular e o Roubo de Veículo

            Outro crime praticado com o telefone é o roubo de veículo e posterior pedido de resgate com o uso celular. Porém, nestes casos a Brigada Militar tem obtido mais sucesso com a prisão de delinqüentes no momento da negociação, somente neste mês semana quatro prisões por este motivo.

            A Evolução do crime tem seguido a evolução tecnológica e a polícia busca incansavelmente acompanhar essa evolução para o combate a violência, e tem obtido sucesso com ações de inteligência e operações. Inúmeros criminosos são presos diariamente o que reafirma que o crime não compensa, seja ele virtual ou real

Nenhum comentário: