quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Minha coluna da semana no Jornal Lider do Vale! Confiram a primeira de 2012.



2012: O fim?
Muito se tem especulado sobre o ano de 2012, há quem beba da mesma fonte de alguns estudiosos, que acreditam nas profecias Maias sobre o fim do mundo em 2012. O cinema já explorou o tema em um filme mirabolante, enfim será que de fato é crível aceitar que isso ocorrerá?
Uma coisa é incontestável, nosso mundo está se acabando, porém, de forma gradual, isto por conta da ação do ser humano. Nosso pseudoprogresso está destruindo nossos recursos naturais e as ações de reparação ambiental não caminham na mesma velocidade do dano causado ao meio ambiente.
Bom, neste caso não é necessário um calendário Maia, nem mesmo de grandes conhecimentos científicos para concluir-se com esse raciocínio.
Dessa forma, é possível afirmar que, a cada ano, o mundo está se acabando, em uma morte agonizante e lenta. E nós, patéticos, esperamos um momento apocalíptico com clímax final.
2012: O início?
            Eu, como bom otimista que sou, afirmo que o ano de 2012 pode ser o início. Sim! Um início da conscientização para um mundo mais humano, mais solidário, com mais amor, com pessoas mais predispostas para ajudarem-se mutuamente, pois todos precisarão uns dos outros.
            Penso que, 2012 pode ser o ano de ações singulares de preservação do meio ambiente, neste ano as escolas receberão noções dos princípios da Prevenção, da Precaução e do Desenvolvimento Sustentável. Imagino que os pais vão dar bons exemplos aos filhos de como manter um meio ambiente limpo e saudável para as gerações futuras.
            Penso que em 2012, as pessoas dar-se-ão conta de que orar da Deus é importante, mas mais importante ainda é agir por Ele, nas ações de preservação do mundo que O Grande Sábio nos presenteou.
            Penso que as pessoas poderiam antes de oferecer aos seus credos religiosos grandes somas em dinheiro para serem bem sucedidas, adotariam uma família carente para ajudar.
            Penso que o povo terá, em 2012, maior consciência na hora de escolher seus representantes, estes que devem fazer leis para a preservação da vida em sociedade de forma harmoniosa.
            Penso que a corrupção poderia dar lugar a um mundo sem pobreza, sem crianças com fome e sem desigualdade social. Sei que não penso de forma singular, pois um universo de pessoas fará de 2012, o primeiro ano de suas vidas!
            Estamos diante da era do conhecimento, nestes tempos a revolução está dentro de nós. Pensem nisso!

Nenhum comentário: