terça-feira, 17 de janeiro de 2012

33º BPM inicia entrevistas operacionais

 

         No dia 16/01 a Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) deu inícios às atividades atinentes ao Programa de Entrevistas Operacionais na área sob sua responsabilidade.
         Criada originariamente pela Brigada Militar de Canoas (15º BPM) as entrevistas operacionais agora foram difundidas pelo Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) Coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, a todas as unidades sob seu comando, tais como Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul.
         As atribuições dessa modalidade de ação da Brigada Militar consistem na atenção dispensada para pessoas que foram vítimas de crimes.
         Trata-se de uma ação de Polícia Comunitária levada a efeito através da interação e participação comunitária para o aperfeiçoamento e excelência na prestação dos serviços de Segurança Pública.
Moradores do bairro Jardim América com sgt Ferrari e sd Dayane durante as visitas comunitárias

         Neste contexto, o Programa de Entrevistas Operacionais se apresenta como instrumento apto a sistematizar visitas objetivas a pessoas vitimadas por diversas modalidades de crime e violência, permitindo analisar fatores influentes, vulnerabilidades, ameaças e nível de risco; mais, estabelece um eficiente canal de comunicação, atenção e pessoalização, orientação de procedimentos de segurança, com um componente em destaque: inverte a lógica predominante de que a pessoa vitimada precisa procurar e dirigir-se à polícia; de que precisa pedir para fazer um simples registro.
         Trata-se de uma mudança necessária de posição da vítima que passa de mero ator secundário e torna-se um ator principal.
         Na tarde do dia 16/01 a Brigada Militar de Sapucaia do Sul visitou uma residência no bairro Jardim América. Na casa, o casal Laurileno do Nascimento, 67 anos, e Sueli, 51 anos, ficaram felizes com a presença da Brigada Militar em sua residência, sentiram-se bem atendido e relataram os fatos sobre um furto em sua residência, que só não fora pior por que uma viatura da Brigada Militar chegou rapidamente em sua casa.
         Sobre as visitas da Brigada Militar de Sapucaia do Sul o comandante do 33º BPM assim refere:
         “Trata-se de mais uma forma de interação comunitária que implantamos em Sapucaia do Sul, todas com o fito de que o cidadão passe a ser protagonista nas melhorias da Segurança Pública de nossa cidade”.
         As visitas comunitárias são levadas a efeito pelo sargento Geverson Ferrari, soldado Alex da Silveria da Silva e soldado Dayane Balsamo Rees.  

Nenhum comentário: