sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Minha Coluna da Semana no Jornal Líder do Vale




Uniformização na escola pública.

            O que é comum nas escolas privadas em Sapucaia do Sul passou a ser utilizado também pelas escolas municipais, estou me referindo aos uniformes escolares. Um verdadeiro golaço da Secretaria Municipal de Educação personificada pela figura de seu Secretário o professor Adílpio Zandonai.

Há cerca de dois anos escrevi um artigo comprovando cientificamente que o uso do uniforme na escola rende frutos positivos em diversos àmbitos, dentre eles destaco: diminuição de visibilidade relacionada as diferenças econômicas, por exemplo, roupas de “marca” que algumas crianças usam e que outras não podem adquir; a uniformização impede, também, a  exposição imprópria para crianças e adolescente através do uso de roupas muito curtas; a uniformização colabora na Segurança Pública, pois, de forma mais célere permite a identificação de pessoas estranhas à escola.

Sem esquecer que com a uniformização das vestimentas escolares os pais acabam economizando, ja que o desgaste das roupas de seus filhos na escola será custeado pelo município.

Evidentemente, um verdadeiro avanço da administração Vilmar Ballim.

Imprudentes! atenção às câmeras da BR-116

             Alerto aos imprudentes de todo o  dia, que as câmaras de BR-116, além de filmar os veículos estão auxiliando os agentes a efetuar autuações de trânsito. A medida a curto prazo é punitiva, mas tem carácter preventivo a longo prazo. O trecho é de 36 KM e vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo e está composto por 24 câmeras.  A ideia e melhorar o fluxo de veículos e coimbir as infrações. Parece que deu uma melhorada.

Pintura nas faixas de pedestres

            As faixas de pedestres em diversas vias de Sapucaia do Sul estão apagadas, o que coloca em risco os pedestre. Nesse sentido é urgente que o órgão responsável mantenha as faixas visíeis, assim motoristas apressados não poderão mais escusar-se de multas e de abordagens policiais com desculpas esfarrapadas. Como exemplo cito o cruzamento entre as Avenidas João Pereira de Vargas e Theodomiro Porto da Fonseca, no local, além de se repintar as faixas de pedestres deveria haver um temporizador que permitisse aos pedestres ultrapassarem com segurança e com a certeza que todos os semáforos estão com a cor vermelho, à exemplo dos semáforos da Rubem Berta e Lúcio Bitencourt.

Direto do Facebook

Se a vida estiver muito amarga dê uma rebolada, as vezes o açucar está no fundo.

Nenhum comentário: