Na tarde do dia 19 de agosto de 2011, na sede das faculdades Equipe a Brigada Militar de Sapucaia do Sul realizou a formatura geral mensal de seu efetivo para lembrar os 50 anos da Legalidade.
Durante a formatura militar, foi lido o boletim especial do Comandante Geral da Brigada Militar Coronel Sérgio Roberto de Abreu, em resumo assim ele refere “No ano em que a campanha da Legalidade completa o seu cinquentenário, o Comando da Brigada Militar presta sua homenagem através de um breve apanhado histórico que visa enaltecer uma das passagens mais emblemáticas da história moderna do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul.
O período ficou marcado por uma intensa e efetiva participação da Brigada Militar que se mobilizou em defesa do Estado, em especial pela garantia dos princípios democráticos.
O movimento teve início quando o Presidente Jânio Quadros renunciou no dia 25 de agosto de 1961. Diante deste fato o vice-presidente João Goulart (Jango), conforme previsão constitucional deveria assumir a Presidência do Brasil, porém estava fora do país em viagem oficial.
No Rio Grande do Sul, quando o governador Leonel Brizola foi informado da renúncia de Jânio Quadros imediatamente colocou a Brigada Militar de prontidão, Rapidamente a população formou inúmeros comitês de resistência e batalhões operários para apoiar a “Campanha da Legalidade”. Na Praça da Matriz a população se reuniu para auxiliar na defesa do Palácio Piratini ao lado dos soldados da Brigada Militar....”. Finaliza: “..... Importante ressaltar todos aqueles brigadianos que fizeram parte desta página da história, cabendo agora, 50 anos depois, homenageá-los pela bravura e dedicação em defesa da ordem constitucional e democrática em mais uma passagem memorável da história da Brigada Militar e do Rio Grande do Sul.
Hoje, meio século após a Campanha da Legalidade, a Brigada Militar continua escrevendo páginas gloriosas para sua história, sempre com muita dedicação e ao lado do povo gaúcho. Através das suas missões atuais de garantir a segurança publica e a preservação da ordem publica, de zelar pelo meio ambiente, de prestar o serviço de bombeiros e de dar segurança nas estradas gaúchas, a Brigada presta estes serviços tendo por fim a Defesa da Ordem Democrática, dos direitos dos cidadãos e garantia dos Direitos Humanos....”
Participaram da solenidade o Coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, comandante do 33º BPM major Ronie de Oliveira Coimbra, Subcomandante do 33º BPM, capitão Célio Vargas de Oliveira, Secretário de Educação de Sapucaia do Sul, senhor Adílpio Zandonay, senhor Reitor das Faculdades Equipe Joaquim de Paula, senhor Adaírio Manoel de Souza, representado a Secretaria de Segurança de Sapucaia do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário