sexta-feira, 1 de julho de 2011

33º BPM Instala Policiamento Comunitário no Bairro Multiforja


Policiamento Comunitário

Há duas semanas a Brigada Militar de Sapucaia do Sul está em processo de instalação do policiamento comunitário na localidade conhecida como invasão da Multiforja do bairro Pasqualini.
Multiforja é uma comunidade que surgiu nos anos 80 em função de uma invasão de terras para a moradia, sendo assim, naquela comunidade são precárias as condições de saneamento básico e infra-estrutura expondo a latente vulnerabilidade social dos moradores.
Estudo prévio do local

Dezenas de vielas e becos dificultam a entrada de viaturas, ambulâncias, caminhões do corpo de bombeiros, que foram criados na ocasião da ocupação irregular. Hoje são usadas por traficantes para se esconderem das forças policiais.
Atualmente, no local se propagavam ponto de tráfico de drogas, foragidos, usuários de drogas e veículos furtados ou roubados.
A população moradora da comunidade, refém da delinqüência, clamava por ações positivas das instituições públicas na região,
A Brigada Militar, por sua vez, desencadeou há cerca de 10 dias um processo de aproximação comunitária no bairro Multiforja a fim de levar paz e ordem aos moradores.
Assim, policiais foram empregados de forma ininterrupta com viaturas e motocicletas, em um primeiro momento para conhecer a realidade e conversar com os moradores para diagnosticar a real problemática social.
Nos primeiros dias houve certa resistência de alguns moradores em relação à presença da Brigada Militar, principalmente daqueles vinculados ao tráfico de drogas.
No terceiro dia da ação enquanto os policiais faziam o contato comunitário a pé pelo bairro uma viatura foi apedrejada. No quarto dia alguns moradores, visivelmente relacionados ao tráfico de drogas, escreveram mensagens nas ruas referentes à presença da Brigada Militar.
Manifestações

A partir do quarto dia a comunidade já estava mais confiante na presença permanente da Brigada Militar no bairro, a partir deste dia diversas denúncias anônimas foram efetuadas à Brigada Militar que levaram a prisão de traficantes e apreensão de dinheiro usado pelo tráfico, bem como apreensão de veículos irregulares, roubado e clonado.
Na tarde de hoje, 01 de julho de 2011, o Batalhão Ambiental, representantes da a AESul, da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e Corpo de Bombeiros uniram-se na ação.
Bombeiros

O capitão Célio Vargas subcomandante do 33º BPM está à frente da operação e coordena as ações diretamente do bairro, sobre o avanço das ações ele lembra: “Aquele local constitui uma central de traficantes que são responsáveis por vários crimes nas localidades adjacentes tais como furtos em gerais e roubo à pedestres.  Sobretudo ao aumento diário do número de usuários  constituindo-se em uma verdadeira epidemia na cidade”. Conclui: “a Brigada Militar vai permanecer no local por tempo indeterminado diante a aceitabilidade e dos elogios recebidos daquela comunidade, composta em quase sua totalidade por pessoas de bem”.
Depois do início da ação, algumas casas foram abandonadas, outras postas à venda terminaram-se o fluxo de usuários. Carcaças de veículos abandonados foram recolhidos, lâmpadas serão trocadas e serão instalados novos postes de luz para melhorar a iluminação no bairro.
AESsul

Até o momento quatro traficantes foram presos, um veículo roubado foi recuperado e um receptador foi preso, um homem que furtada energia elétrica para seu comércio foi preso em flagrante, bem como R$ 3.600,00, vinculado ao tráfico de drogas foi apreendido.
Cerca de 80 usuários foram abordados e identificados. As ações irão continuar por tempo indeterminado sempre interagindo com a comunidade passando credibilidade e confiança para os moradores e a real idéia de que a Brigada Militar está no local para ajudar a todos levando paz.
Batalhão Ambiental












Nenhum comentário: