quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sapucaia do Sul precisa de espaço adequado para lazer e Esporte




Opção de Esporte e Lazer

Neste final de semana estive na cidade de Charqueadas e lá pude passear com meus filhos, em um local chamado de Parcão. Trata-se de um amplo espaço com muita grama, campos de futebol, e uma excelente pista para skate. E pensei, por que Sapucaia do Sul não tem um local similar?
Sem Opção
Coincidência, ou não, recebi dois e-mail de meus leitores no mesmo sentido, os quais abaixo os transcrevo. Sargento Ferrari, a pista de skate localizada embaixo do viaduto na cidade de Sapucaia do sul, vem se deteriorando sem  nenhuma manutenção, além das efetuadas pelos próprios atletas. Mais uma grande dificuldade é a convivência diária com usuários de drogas que ficam circulando e utilizando o local para o consumo, e sem contar a sujeira (fezes humanas) gerada no local. Existem hoje no local, pessoas morando sob a plataforma da pista, incendiando e proliferando lixo e o aumento de ratos pela região. Os poucos atletas que ainda se animavam a freqüentar a pista, estão migrando para as cidades mais próximas para poder praticar o esporte. E hoje a solução que encontramos seria a devolução da antiga sede localizada ao lado da delegacia de policia civil de sapucaia do sul. Por vários aspectos, dentre eles: pela segurança oferecida aos freqüentadores, pela localização e pelo espaço físico. Lembro, Sargento Ferrari, que nesta pista, obtivemos o status de pólo de skate no sul do país na década de 90. Assina: Cleibe José Machado.
Denúncia de abandono
Meu nome é Carlos Eduardo Santos, sou morador de Sapucaia do Sul e
gostaria de sugerir uma matéria sobre o descaso com a pista pública de
skate de nosso município (Sapucaia). O local está totalmente largado,
dominado por usuários de drogas e moradores de rua. Os poucos skatistas e simpatizantes que ainda frequentam a pista, correm riscos de se machucar ou adquirirem doenças devido ao
estado de depredação da pista e da falta de higiene do local.
Constantemente é ateado fogo nos obstáculos da pista, a antiga guarita
e banheiro já estão em ruinas devido a isso.
Por favor, peço que o "Lider do Vale" faça uma matéria a respeito,
afim de noticiar o que está acorrendo em Sapucaia do Sul.

Solução do problema
Para sentir de perto a problemática acima apontada fui aos locais, e de perto a realidade é ainda pior. E neste caso, vou assessorar os nossos nobres e, presumo, competentes (a menos que esteja enganado) Secretários de Esporte e de Cultura de Sapucaia do Sul, com as seguintes sugestões: disponibilizem o local próximo a 1ª DP, é de fato um local ideal, limpem, pintem iluminem, encaminhem oficio para a Brigada Militar e Guarda Municipal para apoiarem na Segurança do local evitando uso e tráfico de drogas, promovam eventos, divulguem, fomente o esporte, em fim, trabalhem no caso! É só o que o povo de Sapucaia do Sul exige. Nossa juventude precisa disso. Por fim, manifesto o desejo de que as pessoas citadas acima se manifestem sobre as ações neste sentido.

Um comentário:

Karen disse...

Sgto Ferrari, aproveitando sua colocação sobre esporte e lazer, acho que falta em Sapucaia também um lugar adequada para cultura. Quando temos semanas comemorativas em nossa cidade ou até mesmo os shows de comemoração dos 50 anos, é preciso bloquear o trânsito nas ruas do centro da cidade e mesmo assim o espaço está se tornando insuficiente para a população que parece estar aumentando, sem contar o trânsito que fica complicado devido ao grande nº de veículos que temos na cidade. Na semana Farroupilha, os piquetes e apreciadores se apertam na área do Ginásio Kurashiki para montar o acampamento Farroupilha. Fica aí a sugestão para nossos políticos, disponibilizar ao cidadão sapucaiense um lugar adequado para shows, teatros e outros eventos culturais.