sexta-feira, 25 de maio de 2012

33º BPM localiza matadouro clandestino

         Na tarde de 23 de maio de 2012, às 14h, no bairro Carioca, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul localizou um local, em meio ao mato, onde animais eram abatidos, provavelmente oferecidos  em venda para alguns comércios.

            Equipes da vigilância sanitária de Sapucaia do Sul foram acionadas para averiguar o local. Estima-se que seis animais foram abatidos, provavelmente oriundos de crimes de furto (Abigeato).

            Os policiais motociclistas do 33º BPM (ROCAM) chegaram no matadouro de difícil acesso em meio ao mato. Imagina-se que os criminosos há pouco tempo haviam deixado o local, provavelmente por avistarem a aproximação da Brigada Militar.

            Ainda foram apreendidos, um celular e objetos utilizados para corte dos animais mortos.
            A cena chamou a atenção pela quantidade de animais pendurados e a quantidade de carne pelo chão. O material e a carne foram apreendidos, o registro foi efetuado na 1ª DP de Sapucaia do Sul, que passa a investigar o caso.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Confiram minha coluna da semana no Jornal Líder do Vale.


Delegado do COMUDE
            Agradeço a toda a comunidade que confiou em minha pessoa e escolheu-me um dos delegados do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) em evento no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) na última segunda-feira à noite.
            Em data ainda não informada, ocorrerá o encontro regional para organizar a votação popular a fim de trazer recursos para várias áreas de Sapucaia do Sul, dentre elas Segurança, Saúde e Educação.
            Para mim, será um grande prazer representar o povo de Sapucaia do Sul nesta decisão. Só para constar, atuarei voluntariamente, sem pagamento.
Eleições 2012
            Já estão definidos publicamente alguns nomes para a eleição ao Executivo Municipal, são eles: Vilmar Ballim (PT), Ivan Braz (PSB), Paulo Borges (DEM) e Marcelo Machado (PSDB), ainda não têm definição pública, mas no que se houve falar intencionam concorrer para a referida vaga o senhor Ibanor Catto (PDT), Vilmar Lourenço (PTB), Clóvis Oliveira (PV) e Volmir Rodrigues (PP).
            Pelo visto, a eleição de 2012 será decidida por pequena margem de diferença entre os candidatos. Isso é bom para a democracia, pois podemos manifestar nossa vontade de maneira mais opcional. Quem ganha é o povo!
            Estamos atentos, pois as decisões políticas sejam em esfera municipal, estadual ou federal afetam nossas vidas no que concerne à Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Saúde, dentre outros tantos assuntos importantes.
Salário dos Vereadores.
            De fato, é flagrante o tema em debate na cidade. O salário dos senhores vereadores de Sapucaia do Sul. O assunto foi notícia na última quarta-feira no jornal Vale dos Sinos, o que mais me impressionou nem foi o alto salário, o que por si só não é um paradoxo na política brasileira, muito antes pelo contrário.
            Em verdade o que mais me impressionou foi que alguns dos vereadores localizados pela redação do jornal VS não quiseram falar no assunto. E o povo, como fica?
Auditório da Câmara de Vereadores
         Chegou ao meu conhecimento que o auditório da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul não foi cedido para a nossa reunião do Conselho de Segurança Escolar. Conselho este que agrega todas as escolas municipais, estaduais, particulares e uma federal de Sapucaia do Sul. Este Conselho, por representatividade, dialoga com 80.000 pessoas, entre pais, alunos e professores. E agora, quem poderá nos defender?

33º BPM destaca-se em competição de tiro.


No último dia 22/05 a Equipe de Tiro do 33º BPM participou da competição de tiro realizada no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz) de Sapucaia do Sul. O evento foi alusivo ao dia da Infantaria.

A competição reuniu atiradores do 18º BIMTz, Base Aérea, Policia do Exercito e demais Batalhões do Exército Brasileiro.
O comandante do 18º BIMTz, tenente coronel João José de Freitas Silva assim referindo-se:
“A integração entre as forças, com a troca de conhecimentos, é o maior troféu de quem usa  arma de fogo para o serviço”.
O 33º BPM conquistou o 1º lugar por equipe na competição
O soldado Luis Fernando Jaques do 33º BPM sagrou-se campeão geral da competição, atingindo os melhores índices de aproveitamento nos quesitos de avaliação.

Fazem parte da equipe do 33º BPM os seguintes militares: Tenente Luiz Antônio Jaques, Tenente Neiron Rodrigues, Sargento Arcival Andrade, soldado Eldo Mattei, Soldado Diego Silva, Soldado Giovani Almeida, Soldado Giovane Clipes, Soldado Luiz Fernando Jaques, Soldado Sônia Gorete, Soldado Ubirajara Sabino, Soldado Ana Lúcia Garcia Pacheco, soldado Thiago Gomes.
A equipe da DPRM volante de Viamão conquistou a segunda colocação e a equipe do 18º  BIMTz  conquistou a terceira colocação.

33º BPM recebe crianças no Quartel Tri-Legal.

Na tarde de ontem, 22 de maio, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul recebeu mais uma turma de crianças entre 09 e 12 anos à sede do 33º BPM no projeto Quartel Tri-Legal, desta vez a Escola Municipal Padre Réus veio ao encontro dos policiais. 
O Quartel Tri-Legal é uma iniciativa do 33º BPM sendo parte integrante do Projeto de prevenção à violência e integração comunitária entre a Brigada Militar de Sapucaia do Sul e o cidadão realizado pelo comando do 33º BPM, que agrega além do quartel tri-legal, o PROERD, as palestras com os parceiros voluntários, as reuniões do Conselho de Segurança Escolar, o Jornal do 33 e programa de rádio comunitário.

Na oportunidade as crianças obtiveram conhecimento da história da Brigada Militar, bem como qual a missão principal da Brigada Militar frete as crianças.
Também tiveram noções básicas de como se comportar no trânsito e de como devem cobrar para que seus pais cumpram as regras básicas de trânsito, como uso de cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirigem e respeitar os semáforos, dentre outras.
 Depois disto, foram conhecer as instalações do 33º BPM, bem como a Companhia de Policiamento e a sede do Pelotão de Operações Especiais do 33º BPM, sempre interagindo com o efetivo.
Nesta terça-feira, 51 crianças conheceram o quartel da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Obrigado pelo voto de confiança!!

     Obrigado a todos que votaram em mim para representá-los como Delegado no COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento). Tentaremos trazer o máximo de recursos para Sapucaia do Sul no fórum regional de participação popular. Em especial para Saúde, Educação e Segurança Pública, dentre outras, sempre com argumentações coerente no campo do racionalismo na forma discursiva e lógica.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012



O movimento dos subordinados: As Polícias Militares e a relação com as conquistas da humanidade.
         O governo e a sociedade exigem dos policiais militares obediências aos Direitos Humanos, exigem não violência e preparo técnico profissional dentro dos ditames de um Estado Democrático de Direito, a lei positiva que estes não podem fazer greve.  As argumentações são de que a greve para policiais militar é desobediência às leis e não legitima uma reivindicação de militares.

Cabe, porém, neste momento, analisar a história da humanidade e então  imaginemos como seria nossa realidade se as pessoas que se sentiam oprimidas e com seus direitos violados não tivessem lutado por estes direitos, em especial os de liberdade, que limitam a ação do Estado frente ao cidadão, ou então aos direitos e garantias trabalhistas como a de um salário digno, tão sonhado por nós, policiais militares, que obrigam uma ação positiva do Estado para proteger o cidadão?          
Evidentemente, não fosse à célebre revolução francesa de 1789 não estariam nossos líderes governantes hoje no poder. Tal luta, conquistou a república (res-pública=coisa pública) e venceu o poder absolutista que oprimia o povo e criava barreiras protecionistas para o comércio.
Naquela luta, foram necessários crimes, como usa da guilhotina, para que hoje nossos governantes pudessem ser eleitos pelo voto do povo.          
As Conquistas
Sem dúvida, as conquistas da humanidade frente aos direitos trabalhistas também foram demarcadas por violentas lutas entre patrões e empregados que iniciavam com greves e terminavam com batalhas sangrentas até que se estabilizavam sempre com a ruptura do status quo e com o estabelecimento de um equilibro racional imposto pelo sublime reconhecimento dos direitos dos trabalhadores.                       
      
Este momento histórico é muito bem representado no romance Germinal, escrito em 1881, por Emile Zola. Ele descreveu uma grande greve que durou dois meses, na qual os mineradores reivindicavam melhores salários e melhores condições de trabalho (ZOLA, 1981).      
O Reconhecimento
        Também, neste mesmo contexto, Norberto Bobbio afirma que hoje não há mais que se  justificar os direitos humanos há sim que protegê-los.  
  
        Destarte, justa ou injusta, criminosa ou lícita, a luta nos nobres praças da Brigada Militar pelo reconhecimento de seus Direitos Humanos de segunda geração, assim como a luta de  nossos antepassados revolucionários, que nos deixaram um legado de liberdade, igualdade e fraternidade será, com certeza, considerada legítima pelos seus sucessores no percurso em que passar a história da Brigada Militar.


33º BPM em palestra para Rotary Club


            Na noite de ontem, 15/05 a Brigada Militar de Sapucaia do Sul palestrou para membros do Rotary Club de Sapucaia do Sul, o evento ocorreu na churrascaria Tigrão II.
            O sargento Geverson Ferrari que é mestrando em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua na seção de operações e treinamentos do 33º BPM, falou aos presentes sobre sociedade, democracia, segurança e liberdade em uma sociedade pós-moderna.
            Sobre o evento o sargento assim descreve:
            “nossa sociedade precisa refletir o rumo que esta tomando, rever conceitos e pensar questões relacionadas à segurança e à liberdade em um estado democrático. O encontro foi muito proveitoso, pois trocamos conhecimento e assim crescemos todos”.
Sgt Ferrari falando aos presentes

 
            O senhor Clóvis Oliveira, membro do Rotary Club, também fez referência ao inédito encontro entre Brigada Militar e comunidade do Rotary Club de Sapucaia do Sul, assim referindo-se:
            “Consideramos brilhante a manifestação de idéia do sargento Geverson Ferrari, sua construção do pensamento nos levou paulatinamente, durante a palestra, a repensar vários aspectos da nossa sociedade atual como impunidade e Direitos Humanos.”
            A Brigada Militar de Sapucaia do Sul tem aprimorado o contato com a comunidade de Sapucaia do Sul, através de palestras, programas de rádio, artigos em jornais, bem como através de manifestações em redes.
Amigos do Rotary

 

 

sábado, 5 de maio de 2012

Programa Plantão de Polícia recebe diretor do DE.

     
            Na manhã de hoje, 05 de maio de 2012, o Programa Plantão de Polícia transmitido pelo Rádio Comunitária de Sapucaia do Sul, Equipe, 87.9 FM, apresentado pelo primeiro sargento Geverson Ferrari e o tenente Sidinei Flores, recebeu o coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral.
            O coronel Mirando comandou a Brigada Militar de Sapucaia do Sul por aproximadamente duas décadas e, atualmente, desempenha a função de Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar.

Coronel Miranda à esquerda e tenente Sidinei Flores à direita


            Durante o programa ele falou sobre os cursos de soldado e de capitão que estão em fase de seleção. Falou que as provas têm como objetivo selecionar os melhores, a fim de prestar um bom serviço à comunidade.
            Sobre o curso de soldado ele informa que já está em estado avançado, lamentando que muitos candidatos então sendo reprovados por excesso de peso, e por não levarem os devidos exames médicos, requisitados no edital o que gera a desclassificação do candidato.
            Sobre o concurso de capitão o coronel informou que está na fase de correção de recurso da fase objetiva. Perguntado sobre a demora na resposta dos recursos pela FDRH, ele informa que em função de que foram enviados cerca de 1000 recursos as informações estão demorando um pouco além do prazo desejado. Ele informa ainda, que serão divulgados os resultados da prova objetiva e dissertativa juntamente.
            Perguntado sobre o número aproximado de aprovados na prova objetiva do curso para capitão, ele afirma que as provas exigiram muito dos candidatos, o que diminuiu muito as aprovações, porém isso vai qualificar o atendimento à comunidade.
            Conclui que depois desta fase, quem assumirá as demais etapas do concurso será a Brigada Militar, afirma que depois disso, as demais fases transcorrerão mais rapidamente. Ele espera que em meados de setembro os 100 aprovados já iniciem o curso para a formação de capitães na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre.
            Outra informação fornecida pelo coronel Miranda é que deste concurso, serão destinado 30 soldado para Esteio e 30 para Sapucaia do Sul e que estes últimos serão formados na escola de formação de Sapucaia do Sul, localizado no Horto Florestal.

Sargento Ferrari


            O programa Plantão de Polícia vai ao ar todos os sábados das 8h às 9h, e caminha para o sétimo ano de existência, aproximando a comunidade de Sapucaia do Sul e Brigada Militar.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

33º BPM homenageia policiais promovidos.



            No dia de hoje, 03/05 a Brigada Militar de Sapucaia do Sul, realizou evento para marcar a promoção de três militares do 33º BPM que ascenderam na carreira.
            Durante o evento o major Ronie Coimbra, comandante do 33º BPM fez a entrega das divisas de sargento aos promovidos, parar marcar o importante momento para os militares.                                                                                    
Major Coimbra falando aos presentes sobre a promoção
            Foram promovidos a terceiro sargento os seguintes militares: sargento Vianei Eduardo Folletto, sargento Nadir da Silveira Quadro e sargento Pedro Cosme Chiavenato e a promovido a primeiro sargento o sargento Wagner Oliveira da Costa.

Sgt Folletto recebendo as divisas

Sargento Silveira recebendo as divisas

Sargento Chiavenato recebendo as divisas

Sargento Wagner recebendo as divisas


            Sobre a promoção o comandante do 33º BPM assim refere:
            “Parabenizo estes quatro militares pela importante conquista. Na função de comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, observo estas promoções como uma recompensa, pelos valorosos serviços que estes policiais já prestaram e ainda prestam a comunidade de Sapucaia do Sul, pois todos contam com mais de 20 anos de serviços na atividade de policiamento”.    
            O evento foi realizado no sítio do mercado Pague Menos, gentilmente cedido para a realização da homenagem aos promovidos. Depois das formalidades todos degustam um delicioso churrasco.
           

quarta-feira, 2 de maio de 2012

QUANTO MAIS CULTO O POLICIAL MAIS DISCIPLINADO ELE É...

Fiquei abismado sobre vários registros indignados, postados no facebook, de policiais militares e simpatizantes, em razão de suposta declaração do Governador do Estado do Paraná. Sr. Beto Richa, que teria como teor, em linhas gerais, que a exigência de curso superior para ingresso na polícia militar do Paraná não é uma boa iniciativa e que policiais com nível superior seriam insubordinados e não aceitariam receber ordens de seus superiores.

Acreditem se quiserem caros leitores, mas a afirmação acima está efetivamente sendo atribuída ao Governador do Estado do Paraná. Minha experiência de 26 anos como policial, nos quais tive milhares de policiais sob meu comando; ouvi a manifestação de milhares de cidadãos sobre os serviços prestados pelos Brigada Militar; e labutei operacionalmente por praticamente toda a Região da Grande Porto Alegre, me permite dizer que escolaridade e qualificação são essenciais para a prestação de serviços de segurança pública com qualidade e cidadania.
O policial ostensivo, que executa a atividade de polícia de prevenção da ordem pública, necessita de um cabedal considerável de conhecimentos para que consiga levar a cabo o propósito de proteger a vida, a integridade e o patrimônio dos cidadãos. A este profissional são exigidos comportamentos e condutas diversas em razão do fato que a ele se apresenta. No mesmo dia poderá, entre tantas coisas possíveis, prestar uma informação a um transeunte, auxiliar uma pessoa idosa ou com necessidade especial a atravessar uma rua, prestar os primeiros socorros e encaminhar pessoas feridas após um acidente, realizar um parto, ou entrar em confronto armado com delinquentes. Desta forma é bastante razoável dizer que quanto maior a escolaridade do policial, quanto maior sua qualificação, e quanto mais intenso e frequente forem seus treinamentos e reciclagens, melhor desempenhará suas tarefas, por conseguinte, os ganhos serão extraordinários para a sociedade.
De outra sorte tenho feito a leitura, nas quase três décadas de minha carreira policial, que quanto mais qualificado e culto o policial, mais disciplinado ele é. Disciplina não significa obedecer cegamente às ordens que receber, como alguns querem que as pessoas pensem, mas sim pautar seu ofício pelas Leis, normas, doutrina e protocolos estabelecidos. As polícias não querem policiais autômatos que simplesmente cumpram ordens, sem pensar nas consequências e no porquê da determinação. Ao contrário, querem policiais que pensem e façam indagações sobre suas tarefas e ações, tudo dentro da hierarquia e disciplina estabelecidas para estas corporações, e que participem ativamente do processo e comprometam-se com a busca de resultados, tudo com o fito de aperfeiçoar a prestação dos serviços de segurança pública.
Por fim este entendimento contido neste ensaio não é válido somente para policiais, pelo que deixo a citação que segue para reflexão, que segundo pesquisei foi atribuída a Hittler: “O pior inimigo do governo é um povo culto”.
Abraços a todos.

Ronie de Oliveira Coimbra
Major – Cmt do 33º BPM de Sapucaia do Sul



terça-feira, 1 de maio de 2012

33º BPM em ações contra tráfico e armas de fogo.


            Desde 26 de abril de 2012, o Pelotão de Operações Especiais e a Seção de Inteligência e Policiais da 1ª e 2ª Companhias de Policiamento Ostensivo, todos do 33º BPM, deflagraram sistemáticas ações que visam o combate ao tráfico de drogas e a retirada de arma ilegais das ruas.
            A primeira ação se deu no dia 26, no bairro Multiforja, um homem de 32 anos foi encontrado com 25 tabletes de maconha, totalizando 72 gramas da droga. Ele recebeu voz de prisão por tráfico de entorpecentes, entre seus registros policiais ele possuía tráfico de entorpecentes.

            No dia 27/04 aproximadamente às 00h, no bairro Boa Vista, ocorreu a segunda ação, depois que agentes da Seção de Inteligência monitoraram um possível ponto de tráfico de drogas, no local os agentes e policiais do Pelotão de Operações Especiais encontrados 314 petecas de crack (148 gramas) e 5 buchas de cocaína  prontos para venda, 01 tijolo de crack pesando 501,44 gramas que poderia render cerca de 2.500 pedras para venda, e 01 tijolo de cocaína pesando 53,44 gramas, 19 munições cal.12 intactas, R$37,00 em moedas. Dois homens foram presos, todos com antecedentes criminais.
            No mesmo dia, porém mais cedo, às 15h, na Av. Primor,  agentes da Seção de Inteligência foram averiguar denúncias da comunidade, no local, verificaram duas mulheres efetuando a venda de drogas, foram  presas. Com elas foram encontrados 3,5 gramas de cocaína, 34 DVDs e 14 CDs “Piratas”, 01 rádio de carro da marca LG, 01 arma de choque, 04 celulares de marcas variadas, R$ 110,50 em espécie, 01 folha de cheque furtada no valor de R$ 800,00, receberam voz de prisão por tráfico de entorpecentes.
             Ainda no dia 27/04, cerca de 00h05 na ERS118, Km 06, no
 bairro Boa Vista, em Sapucaia do Sul, agentes da seção de inteligência monitoravam um possível ponto de tráfico de drogas, quando avistaram um individuo que se aproximou do portão da casa e fez contato com outro individuo que se encontrava no interior do pátio, neste momento policiais do Pelotão de Operações Especiais realizaram a abordagem no local, sendo encontrado na residência, 25 celulares de diversas marcas, 06 máquinas digitais de diversas marcas, 09 carregadores de celular, 01 maçarico, 01 notebook da marca Dell, 01 laptop da marca Le Novo, 08 relógios de pulso de diversas marcas, 01 cheque no valor DE R$2.500,000, R$710,00 em notas, R$101,40 em moedas, 01 revólver cal.38 Taurus, 01 espingarda cal.12 antiga, 01 simulacro de cal.12, 01 munição cal.7,62, 12 munições de cal.38, 17 munições de cal. 22, 03 munições de CAL.28, 01 munição de CAL.16, 01 munição de CAL.12, e 12 cartuchos de CAL.38 deflagrados.
            Aos proprietários da residência foi dada voz de prisão, encaminhados ao DPPA/CANOAS, para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
            A prisão seguinte se deu na madrugada do dia 28/04, aproximadamente às 04h15, na Travessa Vitória, Multiforja, Policiais do Pelotão de Operações Especiais, quando em patrulhamento de rotina abordaram dois adolescentes no referido endereço, com eles foi encontrado aproximadamente 40 gramas de maconha, e R$15,25. Foram encaminhados a 2ºD P para registro de tráfico de drogas.
            Ainda no dia 28/04 às 16hs, na Travessa Pedro Américo, bairro Nova Sapucaia, agentes da Seção de Inteligência, receberam denúncia de um possível ponto de tráfico em um bar no endereço supracitado, ao monitorar o local, avistaram o proprietário em frente ao estabelecimento e solicitaram apoio à guarnição do policiamento ostensivo para abordagem.
            Feita a abordagem e a revista foi encontrado em sua posse 05 petecas de cocaína pesando 2,5 gramas, e em um armário foi encontrado um revólver cal.38 Taurus oxidado municiado com 05 cartuchos intactos. O homem foi preso e encaminhado a DPPA de Canoas para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.
            Já, no início da madrugada de 29/04, cerca de  00h15min uma guarnição Pelotão de Operações Especiais, no bairro Boa Vista, avistou um individuo em atitude suspeita que andava pela via próximo a um beco, quando da tentativa da abordagem o mesmo tentou fugir e entrou em um pátio, logo após o local foi abordado e jovem identificado.
            Com ele os policiais encontraram 02 petecas de cocaína, em revista no pátio foi encontrada 01 balança de precisão, 01 tijolo de maconha, pesando 190 gramas juntamente com uma faca e uma tábua de madeira onde era feito o preparo da droga para a venda e a quantia de R$54,75 (cinqüenta e quatro reais e setenta e cinco centavos). Também recebeu voz de prisão por tráfico de drogas.
            No dia de ontem, 30/04 mais uma prisão por tráfico de drogas, cerca de 15h, após monitoramento de em ponto de tráfico no beco da Rua São Bento, bairro Walderes, os policiais efetuaram a abordagem de um homem, com ele foi encontrado um pote plástico contendo no interior 38 pedras de crack, e a quantia de R$31,10. Ele foi abordado quando saia de sua residência, devido a isso, os policiais efetuaram revista no local. No assoalho foram encontradas mais 143 pedras de crack, uma pedra grande pesando 17gr que poderia render mais 85 pedras para o consumo e uma trouxa de farelo de crack pesando 2gr.
            Diante do flagrante o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao DPPA/Canoas.
            Sobre as ações o comandante do 33º BPM major Ronie Coimbra relata:
            “É fato que grande parte dos crimes de homicídios, roubos e furtos estão intimamente relacionados ao tráfico de entorpecentes. Em nosso estudo científicos sobre os homicídios em Sapucaia do Sul, verificamos que grande parte das vítimas eram usuários e por conseqüência dependentes químicos. Com relação aos furtos e roubos, especialmente os furtos à residências e os roubos a pedestres, verificamos que são praticados por dependentes químicos. Sendo assim, quanto maior for nossa dedicação em levar à prisão traficantes, e quanto maior foi nossas forças empregadas para identificar e fechar pontos de drogas, tanto maior será a diminuição de homicídios furtos e roubos em Sapucaia do Sul.”
            Assim o comandante completa:
            “Convoco a comunidade de Sapucaia do Sul a acreditar ainda mais em nosso trabalho, tendo em mente que estamos ao lado do povo de Sapucaia do Sul, seja um pai com um filho que é dependente químico, vítima dessa problemática, ou seja a vítima de um criminosos que atua no furto e no roubo. Assim, disponibilizo o telefone 190, 181 ou 3474-2099, nossos policiais estão preparados para atender a comunidade, ou então pelo e-mail 33bpm-p2@brigadamilitar.rs.gov,.br.  Denuncie é a maneira mais rápida de se ter uma ação certeira contra  crime.”
            As ações integradas entre comunidade de Sapucaia do Sul e 33º Batalhão de Polícia Militar já levaram a prisão desde 2011 cerca de 200 pessoas envolvidas com drogas.